As mesas fartas e pratos tradicionais da noite de Natal podem levar a exageros na ceia, o que resulta na sensação de inchaço e desconforto.
Para quem busca aliviar esses sintomas, os chás digestivos ou contra a retenção de líquidos surgem como aliados poderosos.
As opções, listadas abaixo, ajudam a combater o mal-estar causado tanto pelo excesso de comida quanto de álcool. Além disso, se hidratar e ingerir alimentos leves, como frutas, também são uma boa pedida.
O boldo auxilia na digestão ao estimular a produção de bile, substância essencial para quebrar gorduras. Essa quebra alivia desconfortos, como inchaço abdominal e sensação de peso. As propriedades antioxidantes também contribuem para a eliminação de toxinas do organismo, o que favorece o processo digestivo.
O chá de hibisco é um dos mais populares quando o assunto é reduzir o inchaço. Isso se deve ao seu efeito diurético, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, sem prejudicar a hidratação.
Além disso, contém antocianinas e flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam na redução da retenção de líquidos.
Este chá serve para estimular a digestão e aliviar desconfortos estomacais. Ainda, a losna possui propriedades vermífugas, ajudando a combater parasitas intestinais. Variações da receita também são boas opções, como acréscimo de gengibre, canela ou alecrim, por exemplo.
O chá verde ajuda a reduzir a retenção de líquidos devido à sua combinação de catequinas e cafeína, que estimulam a produção de urina e facilitam a eliminação de líquidos acumulados no corpo.
As catequinas possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem bactérias ruins no intestino. Já a cafeína melhora a circulação, acelera o metabolismo e aumenta o fluxo renal.
O chá de hortelã é conhecido por seus benefícios à saúde digestiva, ajudando a aliviar indigestão, náuseas e inchaço. Suas propriedades também atuam no alívio de dores abdominais causadas por gases ou cólicas. Rico em antioxidantes, ainda fortalece o sistema imunológico.