Brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, rúcula e agrião. Esses são alguns dos alimentos integrantes do grupo conhecido como crucíferos. Segundo uma pesquisa publicada em agosto no periódico Journal of Food Science, esses vegetais são aliados contra o câncer.
Pesquisadores chineses analisaram 22 revisões abrangentes encontradas na literatura científica sobre o tema. Delas, elencaram efeitos protetores contra tumores gástricos, de pulmão, de mama, de próstata, entre outros.
— Trata-se de um estudo de associação. As pesquisas incluídas referem-se a diferentes populações e até formas distintas de plantio e de solo — pondera o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein.
A prevenção ao câncer envolve ainda outros bons hábitos, como a prática de atividade físico e o manejo do estresse.
Um cardápio com boa oferta de hortaliças, nesse caso com espaço para as crucíferas, fornece uma porção de substâncias protetoras, a começar pelas fibras. Elas atuam em prol do trânsito intestinal e favorecem a microbiota, dois fatores relacionados à diminuição do risco de tumores.
Esses vegetais também acumulam diversos compostos que atuam em sinergia, potencializando a atuação benéfica.
Uma sugestão é priorizar os orgânicos ou dar espaço no cardápio para os itens da época, já que tendem a acumular menos defensivos agrícolas.
Pela classificação botânica, esses vegetais pertencem à família Brassicaceaee são chamados crucíferos porque o arranjo das folhas, dispostas em quatro, faz lembrar uma cruz.
Grande parte é de origem europeia, mas há os que vêm da Ásia, como a couve-flor. Saiba mais sobre alguns dos integrantes dessa família: