Não tem para ninguém, nem mesmo para as maiores rivais. As gurias gremistas mantiveram os 100% de aproveitamento no Gauchão Feminino 2024 ao derrotar o Inter por 2 a 0 neste domingo (20), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Com gols da aniversariante Dayana Rodriguez e de Raissa Bahia, a terceira vitória isolou o Grêmio na liderança do campeonato, com nove pontos. Já as coloradas conheceram a primeira derrota e permaneceram com quatro pontos, em terceiro, atrás do Juventude.
As gurias coloradas tiveram o retorno da capitã Bruna Benites, que estreou no Gauchão depois de se recuperar de lesão muscular. Também houve estreias no lado gremista, ambas após lesões: a goleira Lorena e a meia Jessica Peña.
A equipe tricolor teve as principais chegadas no início da partida, explorando as laterais do campo. Contudo, a primeira chance perigosa foi do Inter, com Tamara Bolt, que bateu para grande defesa de Lorena.
As oportunidades de gol foram poucas, e o que prevaleceu na etapa inicial foi a eficiência das gremistas. Aos 21 minutos, enquanto as jogadoras coloradas pediam toque de braço na área, Dayana Rodriguez invadiu a área após receber passe de Cássia, em contra-ataque, venceu Bruna Benites e abriu o placar para o Grêmio.
Se Dayana Rodriguez garantiu o gol, Lorena evitou o empate. Lorrany cruzou e Pati Llanos cabeceou na melhor chance do Inter até então, aos 28 minutos. A goleira gremista, medalha de prata nas Olimpíadas de 2024, agarrou firme.
O calor na tarde primaveril da Capital arrefeceu o ritmo do clássico. Com a intermediária congestionada e pouca profundidade, o Inter não conseguiu sair do zero.
Na volta do vestiário, ameaça de reação. Julieta movimentou o ataque com um chute de fora da área, para fora, e ao tentar assistência para Tamara Bolt, que não aproveitou.
Já as gurias gremistas estavam em uma tarde de “desperdício zero”. Além disso, no segundo gol, contaram com a generosa trapalhada de Barbara. Ao tentar sair driblando, dentro da área, a goleira acabou desarmada. Gisele deu o primeiro chute. Isa Haas salvou embaixo das traves. No rebate, Raissa Bahia estufou as redes: 2 a 0.
A chama do gol que pareceu estar a favor do time vermelho quase se apagou após o Grêmio ampliar a vantagem. Com Belén Aquino sem aparecer para o jogo, Julieta centralizava as principais tentativas do Inter. Em cobrança de escanteio, ela tentou o toque para descontar, mas Sashá, que havia entrado há pouco, desviou a bola para a linha de fundo.
Ganhou o clássico quem não perdoou perto das traves. O Inter, que teve dificuldade para levar perigo com a bola no chão, depositou as esperanças nas cobranças de falta e escanteio. Nem assim. Bolas levantadas, mas o desfecho era sempre o mesmo, sem direção certa. Certo é que, no tira-teima no futebol feminino, prevaleceu a soberania azul.
Inter (0)
Bárbara, Lorrany (Chú, 12’/2ºT), Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Gabi Morais (Marcia, INT.), Pati Llanos (Danny Teixeira, 21’/2ºT); Letícia Monteiro (Julieta, INT.), Tamara Bolt (Ketlin, 29’/2ºT) e Belén Aquino.
Técnico: Jorge Barcellos.
Grêmio (2)
Lorena, Dani Barão, Mónica Ramos (Rafa Levis, 37'/2ºT), Tayla, Brito e Raissa Bahia (Shashá, 26’/2ºT); Dayana Rodriguez, Jessica Peña (Gisele, INT.), Pri Back (Manu Balbinot, 21’/2ºT); Cássia (Ludmila, INT.) e Giovaninha.
Técnica: Thaissan Passos.
GOLS: Dayana Rodriguez e Raissa Bahia
CARTÕES AMARELOS: Mónica Ramos, Jessica Peña, Pri Back e Manu Balbinot (G); Belén Aquino (I)
ARBITRAGEM: Bruna de Miranda Martins, auxiliada por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Ariela Duarte da Silveira.
LOCAL: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre
Inter
Sábado, 26/10 – 15h
Elite x Inter
Estádio Bertholdo Christmann, em Ijuí – Gauchão Feminino (4ª rodada da 2ª fase)
Grêmio
Sábado, 26/10 — 15h
Grêmio x Juventude
Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas — Gauchão Feminino (4ª rodada da 2ª fase)