Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antecipado com o desconto máximo.
Quem realizar o pagamento até o final desta segunda-feira garantirá 6% de desconto sobre o valor total do imposto e não incorrerá na variação da UPF/RS. Além disso, há os descontos de Bom Motorista, que pode chegar a 15%, e Bom Cidadão, com até 5% de redução no valor. A soma de todos os descontos máximos chega a uma redução de 28,13% para o pagamento em 30 de dezembro.
A consulta dos valores está disponível no site do Detran.
Aos motoristas que optarem por deixar o pagamento para os primeiros meses de 2025, também há descontos:
* Considerando a antecipação e os bônus máximos do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
Por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o benefício de Bom Cidadão pode conceder até 5% de redução no tributo para motoristas que tiverem solicitado pelo menos 150 notas fiscais com CPF. Já os proprietários de veículos que pediram entre cem e 149 notas recebem 3% de desconto e aqueles que contabilizaram de 51 a 99 notas terão um desconto de 1%.
Para o IPVA 2025 são consideradas as compras realizadas no período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.
O desconto do Bom Motorista decorre da aplicação da Lei nº 11.400/99. Será concedido o abatimento de até 15% no valor do IPVA 2025 ao condutor que não tenha cometido infrações conforme abaixo:
Período sem multa desconto
* É considerada como data da infração a data da inserção do registro desta nos sistemas de informação do Estado.
Outra opção é parcelar o valor em até seis vezes, entre janeiro e junho do ano que vem. O parcelamento não tem juros e a primeira parcela deve ser quitada até 31 de janeiro.
O pagamento das outras parcelas poderá ser feito nos bancos conveniados (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Banco do Brasil, Sicoob e Caixa Econômica Federal) ou por meio de Pix. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Os motoristas que optarem por não fazer antecipação ou parcelamento terão até o dia 30 de abril para quitar o IPVA. Neste ano, não há dias diferentes para cada final de placa. Para estes, também valem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.