O fechamento temporário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, já provoca alterações nos atendimentos realizados no local. O posto ficará fechado por três dias, das 19h desta terça (26) até as 19h de sexta-feira (29).
Os pacientes internados na UPA já começaram a ser transferidos nesta segunda-feira (25). Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que gerencia a unidade, um plano de contingência foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
— A gente está com internados aqui ainda, também com pessoas só aguardando avaliação para internar. Estamos em uma fase de esvaziar a unidade. Então, a gente começa a restringir gradativamente os atendimentos, encaminhando para os outros locais, para os outros pontos de atendimento, via transporte próprio, táxi, para facilitar a vida do paciente —explica Jesse James Selistre, gerente da UPA.
Nos três dias, serão feitas a limpeza dos dutos de ar condicionado e reformas na unidade. Quem procurar atendimento até o início da noite de terça receberá a classificação de risco. Pacientes de média e alta gravidade serão transportados por táxi ou ambulância para outras instituições. Depois das 19h, a população que chegar ao local será orientada a procurar outra unidade.
A estratégia conta com o apoio de três postos, que ficarão de "sobreaviso": Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul. No início da tarde desta segunda, de acordo com o monitoramento da própria prefeitura, dois deles, da Bom Jesus e da Cruzeiro do Sul, operavam com cerca de 430% de lotação. Durante a noite, o número caiu para 142% no Pronto Atendimento da Bom Jesus e 366% na Cruzeiro do Sul. A unidade da Lomba do Pinheiro registrou 200% de ocupação dos leitos.
Segundo a SMS, o cenário será acompanhado, mas toda a rede de hospitais está avisada da demanda. Os pacientes de média complexidade que seriam levados à UPA Moacyr Scliar serão encaminhados para os hospitais Vila Nova e Restinga pelo Samu. Além disso, o Hospital Nossa Senhora da Conceição deve absorver os casos mais graves.
A UPA Moacyr Scliar registrou 230% de lotação na noite desta segunda. Cerca de sete mil pacientes são acolhidos por mês no local, que recebe moradores de outros municípios, como Alvorada e Cachoeirinha, por exemplo.