Quem vai à academia durante a madrugada costuma ter um motivo claro. Alguns encaram como o único horário disponível para manter o hábito de exercitar. Outros não abrem mão do ambiente calmo para fazer uso dos aparelhos. Há, também, quem gosta da flexibilidade de malhar na hora em que o corpo mandar.
Zero Hora visitou, durante a madrugada, a Moinhos Fitness, na Rua Silva Só, uma das academias que funcionam 24 horas em Porto Alegre. Por volta das 3h, cerca de 10 pessoas se exercitavam no local.
Na esteira, por exemplo, havia três integrantes da mesma família. Sidnei da Rosa Júnior afirmou que treinar junto, apesar de ser quando a maioria das pessoas está dormindo, ajuda a não perder o hábito:
— Eu venho com o meu pai e o meu cunhado. Um motiva o outro a vir, a melhorar a saúde e a parte física. Eu sempre me acostumei a treinar de dia. Mas, de tempos para cá, minha rotina mudou por conta do trabalho e eu comecei a vir treinar na madrugada — contou.
Enquanto frequentadores como o Sidnei preferem essa faixa de horário para encaixar o treino em meio à rotina lotada do dia, Cláudio Sinoé optou pela calmaria que as primeiras horas do dia oferecem:
— Eu gosto de treinar na madrugada. Sou advogado e já criei essa rotina há anos, porque a academia fica tranquila, com todos os aparelhos disponíveis. Horário ótimo para treinar, lugar ideal — explica o motivo da preferência.
Conforme o professor Filipe Becker, que atua de forma fixa no horário, o perfil dos frequentadores varia:
— Tem o pessoal que vem mais tarde, passa o horário e fica no decorrer da madrugada. Tem o pessoal que começa cedo, por volta das 4h, vem antes do trabalho e treina para começar bem o dia. Estudantes das faculdades aqui do entorno, motoristas por aplicativo entre uma corrida e outra — enumera.
O professor lembra que, embora treinar na madrugada tenha vantagens, há um fator que jamais deve ser negligenciado: o cuidado com o sono.
— O sono é o que vai nos recompor, seja o nosso corpo seja a nossa mente. Se decidiu vir treinar na madrugada, é importante ter dormido antes ou sabendo que vai dormir depois. Não se deve abrir mão de, pelo menos, 6 ou 7 horas de sono — alerta.
O gerente de marketing da Moinhos Fitness, Giovanni Anesi, relembra que a ideia de manter as portas abertas em tempo integral surgiu após a identificação da demanda:
Gerente de marketing da Moinhos Fitness