Médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, estão com os salários atrasados. O motivo é um bloqueio de parte dos recursos repassados pela prefeitura ao hospital. Os pagamentos, previstos para o dia 10 de setembro, ainda não foram realizados.
O problema afeta cerca de 100 profissionais terceirizados, contratados como pessoa jurídica. De acordo com o município, dos R$ 10 milhões enviados ao hospital em setembro, R$ 3 milhões foram bloqueados pela Justiça do Trabalho. A retenção de valores ocorre devido à penhora de créditos da Associação Beneficente de Canoas (ABC), antiga gestora da instituição. O Hospital Nossa Senhora das Graças está sob intervenção do município desde 2020.
Ainda segundo a prefeitura, os valores que entram nas contas da ABC são recursos públicos para o custeio da saúde e não créditos para a entidade. Procurado pela reportagem de Zero Hora, o Hospital Nossa Senhora das Graças informou que os mais de 900 funcionários da instituição estão com os salários em dia e que o problema afeta apenas os terceirizados.
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) informou que vai se reunir com os médicos que prestam serviço no Hospital Nossa Senhora das Graças na quarta-feira (25) para definir ações a serem tomadas.
De acordo com o presidente do Simers, Marcos Rovinski, a irregularidade nos pagamentos tem sido constante. Além disso, citou que há falta de insumos no hospital.