O Hospital Moinhos de Vento inaugura, em cerimônia nesta quinta-feira (5), uma nova unidade, no Pontal Shopping. Em operação desde o início de agosto, o local é destinado exclusivamente à realização de procedimentos estéticos e reconstrutivos de baixa complexidade.
O investimento no novo espaço foi de aproximadamente R$ 40 milhões e faz parte de um total de R$ 250 milhões previstos para o ano. Com mais de 1,1 mil m², o espaço conta com quatro salas cirúrgicas e 10 leitos de recuperação, seguindo as diretrizes de segurança do paciente.
No total, são 26 procedimentos ofertados:
A unidade avançada e cirúrgica oferece atendimento personalizado, sala reservada para acompanhantes e tecnologia de ponta, conforme a instituição. A cirurgia ambulatorial demanda duas questões, explica Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento: controle de infecção e esterilização de materiais; e tempo de resposta em eventuais intercorrências.
Por esse motivo, há uma ambulância disponível, com médico intensivista, e os pacientes poderão contar com o suporte do hospital para necessidade de cuidados mais complexos.
— A gente está indo para um lugar mais flexível, mas mantendo todos os rigores de protocolos de segurança do Hospital Moinhos de Vento. E lá também só fazendo cirurgias limpas, consideradas de baixíssimo risco de infecção e intercorrência — ressalta.
O hospital atua dentro dos padrões de segurança internacionais e tem acreditação da Joint Commission International, mas ainda aguarda a extensão do reconhecimento para a nova unidade.
A escolha do local e dos procedimentos está relacionada a uma maior busca por facilidade e conforto na atualidade, bem como ao crescimento de Porto Alegre – há um desejo do hospital de atender outros bairros e regiões, e é preciso ir até o paciente, explica o CEO.
Além disso, a procura por procedimentos estéticos tem crescido exponencialmente, e a instituição decidiu se posicionar ao observar a qualidade dos outros serviços disponíveis no mercado. Parrini ressalta ainda o objetivo de gerar mais desenvolvimento, mais empregos e retenção de talentos no RS.
Com alta demanda pelos procedimentos, em algumas ocasiões, o hospital precisou priorizar atendimentos emergenciais em detrimento de cirurgias plásticas devido à disponibilidade de salas cirúrgicas. Agora, há mais velocidade, com mais conforto e luxo, sem risco de cancelamentos, conforme Tanira Torelly, superintendente de Operações do Hospital Moinhos de Vento.
A nova unidade terá convênios com o hotel localizado no Pontal, que poderá receber a família do paciente, além de disponibilizar gastronomia e áreas de convívio para os familiares e os médicos.
— São pacientes que requerem um atendimento diferenciado, desde alimentação, recepção, estadia — afirma.
Além disso, a unidade cirúrgica ambulatorial dispensa a necessidade de se dirigir a um grande hospital, com suas restrições.
— Você ganha como atributo uma flexibilidade, mas sem abrir mão dos atributos de qualidade e segurança — destaca Parrini.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 22h, na Avenida Padre Cacique, 2893, bairro Cristal. A unidade conta com cerca de 50 funcionários. O Hospital Moinhos de Vento tem ainda outras três sedes externas em Porto Alegre e na Região Metropolitana: a Clínica Moinhos espaço Linked Teresópolis, no Bourbon Teresópolis; a Clínica Iguatemi, no Shopping Iguatemi; e a Clínica Canoas, na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas.