(51)21650480

NO AR

Junto & Misturado

sulradioweb.com

Saúde

Ministério da Saúde divulga orientações para pessoas expostas à fumaça dos incêndios florestais

Publicada em 26/08/24 às 11:21h - 10 visualizações

por Zero Hora


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Sul Radio Web)

Além de causar problemas de logística com o fechamento de rodovias e aeroportos, como o cancelamento de 26 voos no aeroporto de Goiânia neste domingo (25), os incêndios florestais que atingem o Brasil também representam riscos à saúde. A exposição à fumaça vinda das queimadas em São Paulo pode agravar sintomas de doenças respiratórias e cardiovasculares e ocasionar mal-estar.

Para evitar estas complicações, o Ministério da Saúde listou orientações (veja completa ao fim desta matéria) para diminuir os impactos da exposição. Os riscos são mais elevados à população que mora próxima das regiões onde há focos de incêndio, o que neste caso das queimadas em São Paulo destaca-se o município de Ribeirão Preto.

Entre as orientações, o Ministério da Saúde recomenda o aumento da ingestão de líquidos e a proteção das vias aéreas com panos, lenços, bandanas ou máscaras dos tipos PFF2 e P100 – mesmas utilizadas durante a pandemia de covid-19. As orientações são para pessoas de todas as idades, com necessidade de atenção especial para gestantes, idosos com idade acima de 60 anos e crianças de até cinco anos.

Pessoas com doenças respiratórias, cardíacas ou problemas imunológicos devem buscar tratamento médico imediatamente ao sentir o agravamento de algum sintoma. Confira as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

  • Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas
  • Se possível, permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificadores de ar;
  • As portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa;
  • Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, entre 12h e 16h, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas;
  • Uso de máscaras do tipo “cirúrgica”, pano, lenços ou bandanas pode reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão – focos de queimadas.
  • uso de máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 é adequado para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população;

Quem tem doenças cardíacas, respiratórias ou problemas imunológicos deve:

  • Buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento
  • Manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas
  • Buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises
  • Avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual a rede Social que você mais usa?

 Facebook
 Instragram
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(51)21650480

Visitas: 9540
Usuários Online: 60
Copyright (c) 2024 - Sul Radio Web
Converse conosco pelo Whatsapp!