O Hospital Moinhos de Vento, na Capital, está testando um aplicativo para a recuperação de pacientes após episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa é fruto de um projeto colaborativo internacional chamado SmartRehab.
Criado em Hong Kong, o app está em avaliação em sete países. No Brasil, o Moinhos é o único a participar.
A proposta da ferramenta digital. segundo o neurologista Leonardo Carbonera, pesquisador responsável pelo estudo e membro do corpo clínico do hospital, é oferecer uma rotina de exercícios de reabilitação associada ao rastreamento dos movimentos do paciente.
O aplicativo mede o alcance máximo do movimento e dá uma pontuação que permite que paciente e o fisioterapeuta acompanhem o progresso da reabilitação. Se, por exemplo, for detectada perda de força no braço esquerdo, serão prescritos exercícios para retomá-la — detalha o especialista, que também é líder operacional de Projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
No Moinhos, os pacientes selecionados ficarão com um tablet (com o app) em casa por 30 dias. Os exercícios serão prescritos individualmente pelos profissionais da instituição.
Além do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália, Romênia, Índia e Malásia testam o produto.