Entre os meses de janeiro e julho, Porto Alegre registrou 9.888 casos confirmados de dengue. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Capital levando em conta o acumulado até a semana epidemiológica 28, que vai até 13 de julho. Até essa data, nove mortes pela doença foram registradas na cidade.
Entre os casos confirmados, 9.188 são autóctones, ou seja, foram contraídos sem que os pacientes tenham viajado. Outros 392 casos foram importados e 308 apontaram local de infecção indeterminado. Desde janeiro, 35.837 notificações suspeitas da doença foram notificadas entre residentes de Porto Alegre.
Se comparado ao mesmo período de 2023, houve aumento de 171% no número de casos confirmados. Até a semana epidemiológica 28 do ano passado, foram 3.646 confirmações e quatro mortes.
Em relação ao perfil dos pacientes neste ano, a maioria é de mulheres entre 21 e 30 anos. Entre os sintomas mais relatados, febre, dor de cabeça e muscular. Conforme a prefeitura, todos os bairros de Porto Alegre já registraram casos de dengue neste ano.