A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. O anúncio ocorreu pelo X, antigo Twitter. Ao detalhar o anúncio, o Ministério da Saúde informou que será concedida bolsa-formação de R$ 14.058 ao mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses.
Lançado em 2013 pelo governo federal com o objetivo de suprir a carência de atendimento em regiões interioranas e nas periferias de grandes cidades, o Mais Médicos se consolidou no Rio Grande do Sul ao longo de uma década.
Pela primeira vez, os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para pessoas com deficiência, com o mínimo de 9%.
“Seguimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”, afirmou a ministra pela rede social.
Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.
Nas postagens no X, a chefe da pasta afirmou que a novidade permitirá a reposição de vagas, com meta de alcançar 28 mil profissionais.
“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra pela rede social.