(51)21650480

NO AR

Sul Radio Web

sulradioweb.com

Saúde

Choque séptico, sepse, pneumonia bacteriana: entenda quadro que levou fisiculturista do RS à morte

Publicada em 28/06/24 às 08:22h - 8 visualizações

por PEDRO TRINDADE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Instagram / @cintiagoldanipro / Reprodução)

A fisiculturista Cíntia Goldani, de 37 anos, morreu na quarta-feira (26) após complicações decorrentes de uma pneumonia bacteriana. O namorado da atleta gaúcha, Gustavo Cesar, divulgou o boletim médico, que apontou choque séptico em consequência de uma sepse pulmonar.

A pneumonia bacteriana tem como principais agentes causadores as bactérias Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. O diagnóstico é feito com o auxílio de um raio-X.

De acordo com o médico Adalberto Rubin, chefe do serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, em geral, a doença vem acompanhada de sintomas como febretossefalta de ar, secreção.

— Quase sempre você vai ter sintomas antes. Se não é diagnosticada e tratada precocemente, pode evoluir e comprometer de maneira extensa os pulmões — explica o pneumologista.

O choque séptico é o resultado da infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte, como no caso de Cíntia. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs). A mortalidade no Brasil chega a 65% dos casos.

Rubin alerta que nesta época do ano há mais incidência de doenças infecciosas e não há distinção de faixa etária. 

— Pelo frio, pela umidade, além disso, as pessoas ficam mais em ambientes fechados", esclarece. Redobrar os cuidados. Pneumonia acomete pessoas de qualquer idade. Não achar que tudo é uma simples gripezinha. Se tá com febre e não tá passando, procure atendimento médico — recomenda o profissional

Quem era Cíntia Goldani

Ela dividia a rotina de treinamentos com a atividade de bancária. Cíntia era funcionária do Banrisul desde 2012. A instituição afirmou que "presta toda solidariedade à família e aos amigos de Cíntia".

Em julho, Cíntia iria participar do Musclecontest Brasil, uma das principais competições do fisiculturismo do país. A organização do evento emitiu um comunicado lamentando a morte da atleta.

Cíntia era torcedora do GrêmioEm postagens nas redes sociais, ela compartilhava o amor pelo clube. Em um registro, ela aparece posando com a taça da Libertadores da América. Em outro, está sentada no banco de reservas da Arena.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual a rede Social que você mais usa?

 Facebook
 Instragram
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(51)21650480

Visitas: 7007
Usuários Online: 82
Copyright (c) 2024 - Sul Radio Web
Converse conosco pelo Whatsapp!