Após terminar o mandato na prefeitura de Pelotas, Paula Mascarenhas irá assumir uma secretaria no governo estadual. Presidente estadual do PSDB, Paula é uma das pessoas mais próximas de Leite na vida pública.
Leite diz abertamente que a aliada "já está convidada" para integrar o secretariado, mas não indica qual pasta Paula deverá ocupar. Em contrapartida, a prefeita afirma que tem disposição de integrar o governo.
O apoio efusivo do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) à candidatura de Marciano Perondi (PL) em Pelotas incomodou correligionários, inclusive o governador Eduardo Leite.
Derrotado em primeiro turno, o PSDB ficou neutro no segundo e havia recomendado que os filiados não se engajassem na campanha.
Reservadamente, tucanos admitem que a tendência é a saída de Daniel do partido na janela de 2026, diante do alinhamento à direita na Câmara dos Deputados.
Derrotado por 1.263 votos no segundo turno em Pelotas, Marciano Perondi (PL) procurou o presidente estadual do partido, Giovani Cherini, para saber se haveria possibilidade de pedir uma recontagem dos votos na cidade.
Cherini não deu esperanças, mas levou o pleito ao PL nacional, sugerindo que, em troca do apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, o partido negocie a aprovação de um projeto sobre “voto auditável”.
No dia da eleição, Perondi parabenizou Fernando Marroni (PT) pela vitória e não contestou o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral.
Representantes do varejo ficaram decepcionados com a ausência de protagonismo do setor no plano de desenvolvimento lançado pelo governo estadual na semana passada. Líderes setoriais avaliam que o projeto deveria conceder mais espaço ao segmento, que representa mais de um terço da arrecadação de ICMS.
O presidente da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, Vilson Noer, chegou a enviar mensagem ao secretário do Desenvolvimento, Ernani Polo, relatando o descontentamento.