Em todo país, o segundo turno é realizado em 27 de outubro, domingo, das 8h até as 17h.
Eleitores que chegarem depois do horário limite não poderão votar. Mesários devem chegar mais cedo, às 7h.
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade ou passaporte, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH), certificado de reservista e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
Conforme o TSE, também é recomendado manter em mãos o título eleitoral para conferir as informações sobre zonas e seções eleitorais. O documento digital, disponível no aplicativo e-Título, pode ser usado no lugar do documento oficial com foto.
Caso você ainda não saiba o seu local de votação, o aplicativo também oferece uma aba exclusiva para mostrar onde votar, conforme a seção designada para cada eleitor.
No primeiro turno das eleições de 2024, os eleitores votaram nos candidatos a vereador e a prefeito. Nas cidades com segundo turno, o voto é apenas entre os dois candidatos à prefeitura mais votados no primeiro turno.
Para votar, basta digitar o número do candidato escolhido e clicar no botão verde ("Confirma"). O TSE disponibiliza um simulador digital para treinar e não errar. O site apresenta duas opções de números fictícios e explica o que fazer em caso de erro de digitação.
Quem votar tem acesso ao comprovante eleitoral, que é entregue pelos mesários no dia da eleição. Não existe segunda via nem versão digital na internet ou pelo aplicativo.
Eleitores considerados aptos que não puderem, ou não quiserem, comparecer em um ou nos dois turnos do pleito deverão realizar a justificativa de ausência. Caso contrário, poderão ficar em situação eleitoral irregular, o que limita o acesso do cidadão a uma série de serviços.
É possível justificar pessoalmente, pela internet ou pelo aplicativo. Zero Hora montou um guia que reúne todas as informações.