Faltando poucos dias para o final do prazo das convenções, os partidos políticos estão concluindo negociações e definindo os candidatos que disputarão a prefeitura de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (1º), o ex-prefeito Nelson Marchezan, que era cotado para concorrer pelo PSDB, anunciou que está fora do páreo.
Sem Marchezan, a tendência é de que a Capital tenha sete concorrentes a prefeito. Desses, apenas Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT) terão direito à propaganda eleitoral em rádio e televisão.
Os outros quatro não poderão aparecer no horário eleitoral em razão de seus partidos não terem atingido a cláusula de barreira nas eleições de 2022. Esses concorrentes também não tem a garantia de participar de debates promovidos pelas emissoras.
Atual prefeito, busca a reeleição em uma aliança de centro-direita. Terá Betina Worm (PL) como candidata a vice. Sua aliança tem MDB, PL, PP, PSD, PRD, Republicanos, Podemos e Solidariedade.
Deputada federal, lidera uma frente de esquerda. Terá Tamyres Filgueira (PSOL) como candidata a vice. Sua aliança tem PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Avante.
Ex-deputada estadual, será confirmada candidata em convenção neste sábado (3). Terá Thiago Duarte (União Brasil) como candidato a vice, cuja indicação também precisa ser chancelada em convenção, na segunda-feira (5). Aliança tem PDT e União Brasil.
Deputado estadual, concorrerá com Raqueli Baumbach como candidata a vice. Chapa pura já foi confirmada em convenção.
Servidora pública, concorrerá em chapa pura com Régis Ethur como candidato a vice. Chapa já foi confirmada em convenção.
Empresário do ramo de tecnologia da informação, foi anunciado pré-candidato, com João Morsch (DC) como vice. Nomes precisam ser confirmados em convenção nesta sexta-feira (2).
Militante de um movimento de luta por moradia, foi anunciado pré-candidato pelo partido. Nome precisa ser confirmado em convenção no domingo (4).