Disposto a ganhar terreno no Rio Grande do Sul, o PT deverá ser o partido com o maior número de concorrentes a prefeito nos municípios mais populosos do Estado em 2024. A legenda vai apresentar candidatos em oito das 10 maiores cidades, abrindo mão da cabeça de chapa apenas em Canoas e em Passo Fundo. Na sequência, aparecem PL e PSDB, com postulantes em sete.
O levantamento foi feito pela coluna com base nas pré-candidaturas lançadas e alianças firmadas até o momento. O quadro está sujeito a alterações até 5 de agosto, quando termina o período das convenções.
Os tucanos, por exemplo, podem empatar com o PT caso o ex-prefeito Nelson Marchezan tope concorrer em Porto Alegre. A exemplo dos petistas, o PSDB também optou por apoiar aliados em Canoas e Passo Fundo.
Após PSDB e PL, vêm o PDT, com seis pretensos concorrentes, e o MDB, com cinco.
Partido com o maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, o PP lançou pré-candidato apenas em Novo Hamburgo, comprovando que sua força está nos pequenos municípios.
Hoje, das 10 maiores cidades gaúchas, cinco são governadas pelo PSDB. Na sequência, aparecem MDB e PSD, com duas, e PT, com uma.
Partidos que vão encabeçar maior número de chapas nas cidades mais populosas do RS.
PT - 8
Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão e São Leopoldo
PSDB - 7
Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão e São Leopoldo
PL - 7
Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Viamão, São Leopoldo e Passo Fundo
PDT - 6
Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Novo Hamburgo, Viamão e Passo Fundo
MDB - 5
Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo