Desde que foi nomeado ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta não teve um dia de folga nem com jornada inferior a 12 horas por dia. No fim de semana, o ministro emendou uma agenda na outra na região Central e voltou a Porto Alegre a tempo de se reunir com a equipe na sede do ministério para organizar as tarefas da semana, com a presença de nove ministros no Estado.
Em visita a Santa Maria e à região da Quarta Colônia, que foi bastante afetada pela enchente e por deslizamentos de terra, Pimenta se encontrou com prefeitos — como Jorge Pozzobom (PSDB), de Santa Maria — e com o secretário do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB), acompanhado do deputado Valdeci Oliveira (PT). Como Pimenta, Fantinel também nasceu na região.
São três as preocupações imediatas do ministro: as medidas para socorrer o setor empresarial, o pagamento do auxílio reconstrução e a água que não escoa de Porto Alegre.
— Estamos estudando uma forma de usar empresas contratadas pelo Dnit para consertar o dique do Sarandi, como fizemos em São Leopoldo. Para a retirada da água temos de ampliar a utilização de bombas emprestadas por outros Estados ou por empresas — disse Pimenta, preocupado com o "barril de pólvora" em que se transformaram essas regiões .
Ao longo do fim de semana, arrozeiros usaram bombas para retirar água da região do Aeroporto Salgado Filho, mas a quantidade acumulada é tanta que quem vê as imagens não consegue perceber redução. Para piorar, a previsão é de chuva forte nesta segunda-feira.
O socorro às empresas será anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (27), em Caxias do Sul.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciará um pacote de socorro aos produtores rurais. Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Rural, terá reunião com líderes da agricultura familiar.
Na terça (28), a ministra Nísia Silveira, da Saúde, vem a Porto Alegre com uma equipe de técnicos para tratar da prevenção a doenças entre os desalojados pela enchente, sobretudo a leptospirose.
Márcio Macedo (Secretaria-Geral) vem tratar das cozinhas solidárias. Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades), Waldez Goes (Integração Nacional) e Rui Costa (Casa Civil) também têm agenda no Rio Grande do Sul para tirar promessas do papel.