Com a bandeira do Rio Grande do Sul hasteada na janela do segundo andar, um casarão centenário que teve as paredes enlodadas e o interior devastado pela enchente tornou-se mais um símbolo da resistência do Estado frente ao maior desastre climático da história.
A imagem, que percorreu as redes sociais, mostra a Casa do Peixe, em Arroio do Meio. Tradicional na região, o restaurante fica no bairro Navegantes, que foi arrasado pelas águas do Rio Taquari.
Pela terceira vez em oito meses, o proprietário Darcisio Schneider, conhecido pela alcunha Picolé, terá de recomeçar do zero.
No sábado (18), Picolé encontrou o governador Eduardo Leite, que cumpria roteiro em cidades do Vale do Taquari. O empresário disse que não vai desistir e pretende reabrir o restaurante no dia 20 de setembro, data máxima do calendário gaúcho.
Na conversa, Leite prometeu que voltará quando a Casa do Peixe estiver funcionando a pleno.
A Famurs insiste para que o governo Lula estenda o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a 100% das prefeituras gaúchas, diante da estimativa de um baque na arrecadação.
Por enquanto, o adicional irá apenas às 46 cidades que estão em calamidade pública.
Será em uma cerimônia discreta a troca de comando no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, marcada para quarta-feira (22). O desembargador Voltaire de Lima Moraes assumirá a presidência da Corte, substituindo a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak.
Em nota, o TRE diz que a transmissão de cargo ocorrerá “sem qualquer tipo de celebração ou evento festivo”.
A enchente retardou ainda mais a definição do vice de Sebastião Melo na corrida eleitoral de Porto Alegre. Maior partido da aliança governista, o PL segue com a primazia da indicação, mas o nome de consenso ainda não surgiu.
Começou a circular entre servidores estaduais o rumor de que aqueles que movem algum processo judicial contra o Banrisul não seriam beneficiados pela suspensão dos empréstimos consignados anunciada pelo banco. Não procede.
A coluna questionou a assessoria do Banrisul, que garantiu que todos os servidores terão o desconto das parcelas suspenso por 120 dias.