O VAR estará presente em todos os jogos do Gauchão 2025. Pelo menos essa é a promessa do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, feita em entrevista ao programa Sem Filtro, nesta terça-feira (12). O dirigente da entidade afirmou que existem "tratativas avançadas" para que a edição do Campeonato Gaúcho do ano que vem seja a primeira a contar com o recurso de vídeo em todas as partidas.
— Em todos os jogos vamos ter VAR. Hoje o desafio é econômico, como sempre, mas nós vamos dar um jeito de resolver essa questão. Nós já estamos em tratativas bem avançadas com a empresa que detém a tecnologia, que já é nossa parceira, que está abarcando aí, abraçando quase um contingente grande de federações também para fazer esse trabalho — informou Hocsman.
Em 2024, o uso do VAR ocorreu a partir das quartas de finais e, diferente de outros anos, os clubes não tinham mais o poder de custear o recurso em algum outro jogo — como costumava ocorrer em Gre-Nais, por exemplo. Segundo o presidente da Federação, o custo para a utilização do árbitro de vídeo é em torno de R$ 34 mil por partida.
Um dos impeditivos para a implementação da tecnologia no torneio era a estrutura de alguns estádios. Porém, conforme indica Luciano Hocsman, esse não será mais um problema para o Estadual de 2025, previsto para começar a partir de 12 de janeiro, de acordo com o calendário da CBF:
— Já vistoriamos todos os estádios. Alguns já estão passando por adequações. Claro, muito provavelmente terão estruturas temporárias, para a colocação das câmeras em alguns estádios, como foi nas quartas de final deste ano lá no Estrela D'Alva, em Bagé.