O técnico Renato Portaluppi foi a ausência no treino de reapresentação do Grêmio na tarde desta segunda (14), no CT Luiz Carvalho. Conforme acordado com o clube, o treinador retornará do Rio de Janeiro apenas nesta terça (15), quando dará início aos trabalhos táticos com o objetivo de definir a equipe para o Gre-Nal de sábado (19).
Após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na última quarta (9), o grupo de jogadores recebeu quatro dias de folga, de quinta (10) a domingo (13). Porém, como estão previstas nesta segunda (14) atividades predominantemente físicas, o comandante retornará apenas na terça (15).
Para o clássico, o Tricolor terá os retornos do lateral João Pedro, do volante Villasanti e do atacante Soteldo, que foram desfalques contra os mineiros. Os dois primeiros retomam naturalmente a titularidade, enquanto o venezuelano disputa posição com Aravena na ponta esquerda.
Além do ponteiro esquerdo, Renato terá de definir o parceiro de Villasanti na dupla de volantes. O favorito é Dodi, mas Pepê, também titular nos últimos três jogos, não pode ser descartado. Já na defesa, Kannemann está praticamente recuperado de um desconforto muscular e deve compor a dupla de zaga com Jemerson.
O time do Grêmio será definido a partir do treino de terça (15), já sob o comando de Renato. A provável escalação tem: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Mayk; Dodi (Pepê) e Villasanti; Edenilson, Cristaldo e Aravena (Soteldo); Braithwaite.
O Gre-Nal será no sábado (19), às 16h, no Beira-Rio.