A 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que ocorrerá neste final de semana, vai provocar alterações no trânsito e no transporte público das regiões central e sul da Capital. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os bloqueios começam às 23h desta sexta-feira (27), na Avenida Diário de Notícias, no sentido Centro-Bairro, onde será montada a arena do evento.
As provas terão disputas no sábado (28) e domingo (29), a partir das 7h. A primeira modalidade será a meia maratona, enquanto a última será a maratona completa, de 42 km, no domingo. Serão 18,5 mil competidores.
No sábado, as alterações no trânsito se iniciam a partir das 5h30min com as interrupções da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e o cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva.
Uma hora depois, às 6h30min, a Avenida Mauá, a partir da estação Borges de Medeiros, estará bloqueada. A orientação da EPTC é que os motoristas evitem a região, tendo como alternativa o Túnel da Conceição ou Terceira Perimetral.
Na Zona Sul, a Padre Cacique terá desvio pela Pinheiro Borda e pela Taquari. Já a Icaraí será desviada pelas ruas Coronel Claudino e Tamandaré.
No domingo, os mesmos bloqueios permanecem. Entretanto, para a prova principal, serão bloqueadas as avenidas João Pessoa, a partir das 6h40min, e Azenha, a partir das 7h.
O evento também impacta o itinerário de mais de 50 linhas de ônibus e cinco de lotação. O final das linhas T3, T4 e 286 – Belém Velho/Cristal/UFRGS será deslocado para a praça José Alexandre Zachia, na esquina da rua Ibicuí com a avenida Chuí.
A lista completa de ônibus com o trajeto alterado está no site da prefeitura.