Em dezembro de 2022, Anitta lançou EP com músicas em português, À procura da Anitta perfeita. Foi uma ação na época surpreendente porque, ao longo daquele ano de 2022, a artista carioca tinha emplacado o reggaeton Envolver no mercado latino de língua hispânica.
Lançado em novembro de 2021, Envolver se tornou no ano seguinte o primeiro grande sucesso de Anitta no mercado internacional. Só que a edição do EP em português em nada prejudicou a escalada internacional da Girl from Rio em 2023.
Por isso mesmo, o anúncio de que Anitta lançará em breve um álbum inteiramente cantado em português – notícia dada pela cantora à repórter Renata Capucci em entrevista exibida pelo programa Fantástico (Globo) na edição de ontem, 24 de novembro – deve ser entendida como (mais) uma ação natural na trajetória da artista.
O álbum se chama Ensaios da Anitta, sai em 5 de dezembro, é baseado nos ensaios carnavalescos da artista nas temporadas de verão e tem colaborações das cantoras Ivete Sangalo e Simone Mendes.
Anitta sabe que é preciso atender as necessidades do mercado brasileiro, bem específicas. O álbum Funk generation (2024), por exemplo, foi pensado para os Estados Unidos. O funk ouvido ali foi reprocessado para os gringos com códigos do mercado musical dos EUA. Não é um disco para o Brasil.
Já o álbum Ensaios da Anitta, cujo repertório incluirá abordagens de músicas conhecidas, vai mexer muito mais com o público brasileiro da cantora. É um disco de verão que chegará no embalo da temporada pré-carnavalesca.
Pode parecer que não, mas Anitta sempre sabe o que faz. E é por isso que chegou aonde chegou.