Entre as bandas de rock mais emblemáticas do mundo, o Aerosmith anunciou nesta sexta-feira (2) que está se aposentando dos palcos. Em comunicado nas redes sociais, o grupo americano formado na década de 1970 informou que problemas vocais de Steven Tyler são incontornáveis. Por conta disso, acabaram cancelando a turnê de despedida Peace Out, anunciada em 2023.
Formada por Tyler (vocais), Joe Perry (guitarra), Joey Kramer (bateria), Tom Hamilton (baixo) e Brad Whitford (guitarrista), Aerosmith estourou no rock internacional com o single Dream on (1973), sucesso reforçado em seguida com o disco Toys in the Attic (1975), terceiro álbum de estúdio, com uma mistura arrojada de heavy metal, hard rock e punk. São desse discos as músicas Walk this Way e Sweet Emotion, grandes sucessos da banda.
A balada I Don't Want To Miss a Thing embalou o filme Armaggedon (1998), estrelado por Bruce Willis, Ben Affleck e Liv Tyler, filha de Steven.
No comunicado, o grupo agradeceu aos fãs e explicou que a voz de Tyler, um dos maiores vocalistas de rock de todos os tempos, é um instrumento essencial. Contudo, a recuperação total da lesão em suas cordas vocais não será possível.
"Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária — como uma banda de irmãos — de nos aposentar dos palcos de turnê", informou o grupo.
Aerosmith só teve duas passagens por Porto Alegre. A primeira foi em 2010, no estacionamento da Fiergs, e a segunda em outubro de 2016, quando reuniu 12 mil pessoas no Anfiteatro Beira-Rio. Joe Perry voltou à Capital sozinho em 2022, quando apresentou-se no Samung Best of Blues and Rock, na Redenção.