A modelo e influenciadora Andressa Urach, 36 anos, relatou nesta semana ter realizado o procedimento de bifurcação de língua.
No Instagram, a criadora de conteúdo adulto afirmou que decidiu fazer a transformação para "potencializar os conteúdos e performances" e que agora está em recuperação.
A bifurcação é um procedimento de modificação corporal em que a língua é dividida em duas partes, criando uma aparência que lembra a de serpentes. Não há indicações médicas para a prática, sendo realizada por motivos estéticos, culturais ou como uma forma de autoexpressão.
Segundo Marcelo Emir Requia Abreu, cirurgião de cabeça e pescoço do Serviço de Otorrinolaringologia do Grupo Hospital Conceição (GHC), esse procedimento deve ser feito idealmente sob anestesia e por um cirurgião habilitado.
— Muitos optam por realizar a cirurgia com artistas de modificação corporal, o que aumenta significativamente os riscos de complicações — reforça Bianca Abreu de Azevedo, dentista hospitalar e oncológica do Hospital São Lucas da PUCRS e do grupo Oncoclínicas de Porto Alegre.
A cirurgia é feita a partir de um corte na região central da língua, chamada septo-lingual, onde há menos chances de lesão vascular.
*Fontes: Marcelo Emir Requia Abreu, cirurgião de cabeça e pescoço do Serviço de Otorrinolaringologia do Grupo Hospital Conceição (GHC), e Bianca Abreu de Azevedo, dentista hospitalar e oncológica do Hospital São Lucas da PUCRS e do grupo Oncoclínicas de Porto Alegre.
A cirurgia pode ser revertida, mas a reconstituição da língua é um processo complicado, que pode não restaurar totalmente a aparência e a função original do órgão, adverte a dentista.
— É essencial que seja considerado que, além dos riscos físicos, há também considerações psicológicas importantes em torno dessa mutilação na cavidade bucal. Muitas pessoas se arrependem dessa decisão, especialmente se encontram dificuldades significativas na fala, alimentação ou se enfrentam estigmas sociais. O que pode levar a problemas de autoestima, ansiedade e outras complicações psicológicas. É uma decisão que precisa ser tomada com cuidado — aconselha Bianca.