A atriz Regina Duarte publicou uma retratação na segunda-feira (15) após ser condenada pelo uso indevido da imagem de Leila Diniz. Em seu perfil no Instagram, a ex-secretária Especial da Cultura compartilhou a decisão judicial e descreveu Leila Diniz como uma amiga e "uma das mais queridas atrizes deste país, que nos deixou aos 27 anos em 14 de junho de 1972".
Regina foi alvo de uma ação movida por Janaína Diniz Guerra, filha de Leila Diniz, por ter publicado uma imagem emblemática em que Leila e outros artistas aparecem de mãos dadas durante um protesto. Na legenda, a atriz fez referência à ditadura militar, afirmando que era "uma exigência da sociedade" e que as mulheres nas ruas "pediam o reestabelecimento da ordem." No entanto, a foto foi tirada em 1968 em um protesto contra o AI-5 e reunia personalidades que se manifestavam contra o regime.
Em março deste ano, Regina foi condenada a pagar indenização e publicar uma retração pública. Conforme Ancelmo Gois, colunista do jornal O Globo, o valor atual da condenação é de R$ 109 mil, mas a defesa da artista questiona.
A decisão judicial compartilhada por Regina diz que "é aviltante e, mais, profundamente doloroso, para Janaina, e várias outras mulheres que fizeram parte dessa luta histórica, ver a figura de sua mãe atrelada justamente a tudo aquilo contra o qual ela arduamente lutou".
Na retratação publicada na segunda, Regina afirmou que agiu de "boa-fé" ao compartilhar a imagem. "Pensava estar ressaltando o valor e a força da mulher, através daquele grupo de atrizes que eu amava, respeitava e eram para mim um exemplo: lutavam por seus direitos democráticos e liberdade de expressão", justificou.