Praticamente todo dia algum artista ou banda anuncia a gravação de DVD. Só que, na prática, trata-se de registro audiovisual de show que será lançado somente no canal oficial desse artista ou banda no YouTube.
Afinal, o DVD é formato quase inexistente no mercado fonográfico do Brasil, país onde o Disco Video Disc – nome original do DVD em língua inglesa – viveu tempos áureos nos anos 2000, década em que virou febre entre os consumidores de música.
Quase. O DVD agoniza como mídia física, mas ainda não morreu. Tanto que a gravadora Biscoito Fino põe no mercado, nesta primeira quinzena de julho, o DVD com o registro integral do mais recente show de Chico Buarque, Que tal um samba? (2022 / 2023).
Feita em 3 e 4 de fevereiro de 2023 na casa Vivo Rio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a gravação ao vivo do show – em que Chico divide a cena com a cantora Mônica Salmaso – já tinha gerado o álbum Que tal um samba? Ao vivo, lançado em novembro em edição digital e, depois, no formato de CD duplo. Agora Que tal um samba? Ao vivo existe no formato de DVD com os 31 números do roteiro original.
Que tal assistir ao elogiado show de Chico Buarque em casa, em DVD, como se ainda estivéssemos nos anos 2000?