Nenhuma das 11 músicas inéditas do álbum Belezas pra nós tem a força e a beleza de Estado de poesia (2012), canção de Chico César apresentada na voz de Maria Bethânia no show Carta de amor (2012 / 2013) e revivida em espanhol pelo autor com Rojobarcelo e Blanca no disco lançado hoje, 5 de julho, com 12 faixas gravadas entre maio de 2021 e julho de 2023 em estúdios de Argentina e Uruguai.
Nem por isso deixa de haver belezas no álbum, fruto da união do cantor e compositor paraibano com o duo argentino formado pela cantora Rojobarcelo e o pianista e baterista Esteban Blanca durante os quatro meses que os artistas permaneceram confinados no Uruguai em 2020 por conta do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.
Todas as 11 músicas inéditas – compostas no período do confinamento uruguaio – são assinadas conjuntamente pelo trio com letras que alternam versos em espanhol, português e inglês.
Orquestrada por Esteban Blanca, a azeitada produção musical do disco valoriza esse cancioneiro autoral e trilíngue que transita pelo universo pop latino com influências dos ritmos do Brasil, expostas sobretudo na pisada miscigenada do estilizado baião Vive livre.