(51)21650480

NO AR

Sul Radio Web

sulradioweb.com

Colunista

Santo Antônio. Santo casamenteiro

Publicada em 13/06/24 às 08:16h - 17 visualizações

por Carê Grivot


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Sul Radio Web)

Dia 13 de junho comemora – se o dia de Santo Antônio, popularmente chamado de santo casamenteiro. Segundo sua biografia existem duas histórias que fazem jus a fama de casamenteiro de Santo Antônio. A primeira diz que ele foi um forte opositor dos casamentos arranjados por interesse entre as famílias. Ele defendia que os casais deviam se unir por amor. A segunda história, com contornos de lenda, conta que Antônio teria desviado doações da igreja para ajudar uma jovem a conseguir o dinheiro para o dote de seu casamento. Outra versão também diz respeito a uma jovem pobre que desejava se casar afirma que “um dos primeiros milagres atribuídos a ele foi a história de uma jovem sem dinheiro para casar-se. Ela rezou para Santo Antônio, e uma estátua dele teria dado a ela um bilhete no qual estava escrito para levar o recado a um comerciante da cidade, que lhe daria, em moedas de prata, o peso do papel”, conta Leandro Faria de Souza, doutor em ciência da religião pela PUC – SP.

A festa em homenagem a Santo Antônio ocorre dia 13 de junho, dia de seu falecimento em 1231. Em 24 de junho, dia de seu nascimento, comemora-se a festa de São João. São Pedro é homenageado por último, no dia 29 de junho. Além das celebrações católicas, as festas juninas são marcadas por fogueiras, tradição trazida da Europa, e representa a celebração do nascimento de João, filho de Isabel, prima de Maria. Os fogos de artifício simbolizam para alguns, o despertar de João, enquanto em Portugal, o uso de bombas e rojões serve para espantar os maus espíritos

Antônio pertencia a uma família abastada, mas renunciou à riqueza e mudou de nome ao ingressar na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho. Ele possui o recorde de canonização mais rápida na história da igreja católica, apenas onze meses após sua morte. Ele foi reconhecido como um dos grandes teólogos da história da igreja católica e recebeu o título de doutor da igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.

A fé em Santo Antônio é reforçada por práticas populares como comer o bolo de Santo Antônio na esperança de encontrar a medalha que, segundo a lenda, trará o par perfeito. Existe também a crença de colocar a imagem do santo de cabeça para baixo ou tirar o bebê Jesus de seu colo para forçá-lo a ajudar na busca pela alma gêmea. No entanto, a simpatia mais típica é amarrar uma fita branca à imagem de Santo Antônio, que deve ser guardada de cabeça para baixo dentro do armário de roupas, pedindo para encontrar o amor no prazo de treze meses. Essa simpatia deve ser feita na noite do dia 13 de junho.  


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual a rede Social que você mais usa?

 Facebook
 Instragram
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(51)21650480

Visitas: 6967
Usuários Online: 42
Copyright (c) 2024 - Sul Radio Web
Converse conosco pelo Whatsapp!