A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento foi religada na noite deste domingo (19) e voltou a bombear água para o sistema de abastecimento, como previsto ao longo do dia.
Conforme divulgado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), durante a madrugada e manhã de segunda-feira (20) o abastecimento vai normalizando nas áreas mais altas e afastadas da rede.
O retorno do bombeamento no sistema foi possível após a chegada de um motor cedido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Após imprevistos durante a instalação do equipamento, a Ebab está funcionando e conseguindo bombear 1.150 litros por segundo.
A água bombeada vai para a ETA, onde recebe o tratamento adequado, e, em seguida é enviada para os imóveis conectados à rede.
A expectativa é que o aumento da capacidade na Ebab permita que a vazão na ETA passe de 500 litros por segundo para mil litros por segundo, possibilitando abastecer bairros que ainda estão sem água.
O Sistema Moinhos de Vento abastece 21 bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras. Cerca de 150 mil pessoas são abastecidas por esse sistema.
A operação da Ebab Moinhos de Vento foi retomada na quarta (15) depois de 11 dias sem funcionamento. Para isso, o Dmae contou com ajuda de uma força-tarefa informal que contou com a prefeitura, companhias de saneamento de outros Estados e empresários locais que se responsabilizaram pela compra de materiais em caráter de urgência e até pela mobilização de um time de mergulhadores.