Com o recuo do nível do Guaíba, a enchente que tomava as ruas do bairro Cidade Baixa, na região central de Porto Alegre, escoou e deixou para trás uma camada de lama sobre as calçadas. Mesmo com a fina chuva que caiu ao longo da tarde desta quinta-feira (16), moradores e comerciantes iniciaram a limpeza das casas e estabelecimentos comerciais.
Um dos pontos mais atingidos foi a Travessa dos Venezianos, onde a água atingiu a altura da cintura.
Localizada entre as ruas Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves, a pequena ruela - que já foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade - virou alvo fácil da enchente.
— Conseguimos subir algumas coisas, achando que poderíamos salvar algo, mas a água foi tão forte que entrou pelo encanamento e transbordou pela pia. Molhou todo nosso balcão, perdemos máquina de cartão, computador, televisão. A limpeza vai ter que ser bem forte e principalmente pelos freezers que, se não conseguirmos religar, vão causar um grande prejuízo — descreveu Danuta Zaghetto, dona de um dos bares na região.
Atingidos em níveis diferentes, cerca de 70 empresários do bairro se reuniram para iniciar uma remobilização. O primeiro passo foi a criação de um perfil no Instagram, para que juntos possam reconstruir negócios como bares e restaurantes, lojas de brechó e estúdios de Pilates, entre outros estabelecimentos.
— A ideia é divulgar ações positivas aqui no bairro depois que esse período difícil passar, porque vai ser necessário um apoio ao comércio local, que movimenta uma série de pessoas. Aqui mesmo no nosso bar foram cancelados 12 shows, afetando mais de 20 artistas. Então, não é apenas o bar que foi afetado — destacou o empresário Leonardo Serrat.