Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina se realizará na América do Sul. A 10ª Copa Feminina foi escolhida, pelo Congresso da FIFA, para acontecer no Brasil em 2027. O anúncio ocorreu na última sexta (17) durante o 74° Congresso da entidade em Bangkok, na Tailândia e anunciado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Iara, assistente virtual, protagonizou uma apresentação que o Comitê de Candidatura do Brasil criou para o Congresso da FIFA. Os argumentos que Iara usou para o nosso país sediar a Copa Feminina foram:
- Diversidade
- Paixão das mulheres pelo futebol
- Estrutura pronta, dez estádios construídos ou reformados para a Copa masculina de 2014
Por 119 votos a 78, a candidatura do Brasil derrotou a europeia, que reunia a Alemanha, Bélgica e Holanda. O slogan da candidatura brasileira foi ‘Uma escolha natural’. O processo foi apoiado pelo governo federal, que criou um grupo de trabalho, em outubro de 2023. Uma comitiva de especialistas visitou o Brasil desde fevereiro, deste ano, para uma análise técnica da nossa candidatura.
“Nesses três anos agora temos que trabalhar bastante para podermos fomentar mais ainda o futebol feminino em todos os estádios do Brasil, em todas as regiões do Brasil”, afirma Edvaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A jogadora Marta declarou: “Eu quero agradecer a todos que fizeram parte desta conquista. E vamos seguir juntas construindo o futuro que o futebol de mulheres, no Brasil, na América do Sul e no mundo merece”.
A última Copa do Mundo Feminina foi sediada na Austrália e Nova Zelândia. Na ocasião, a Espanha foi a vencedora da competição.