A partir da próxima segunda-feira (20), a Base Aérea de Canoas já poderá ser usada para receber voos comerciais. A operação será de responsabilidade da Fraport.
O início das operações, de fato, dependerá da oferta de voos pelas companhias aéreas. O prazo foi dado pela Fraport ao comandante da Base Aérea de Canoas, tenente-coronel, Thiago Romanelli, que concedeu entrevista para a Rádio Gaúcha nesta quarta-feira.
- A concessionária (Fraport), depois de todos os ajustes que fez com a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), e nas reuniões que fez conosco, para operacionalizar os voos a partir da Base, ela já estabeleceu, na última reunião que fizemos, que estarão prontos a partir do dia 20. E agora é questão das empresas estabelecerem quando elas estarão prontas para comercializar e operar - destacou Romanelli.
Num primeiro momento, cinco aviões comerciais chegarão e outros cinco partirão de Canoas. Os horários sugeridos das viagens são: 8h, 10h, 12, 14h e 16h.
Os embarques e desembarques de passageiros vão ocorrer no Park Shopping Canoas, distante aproximadamente quatro quilômetros do terminal da Aeronáutica. Os passageiros serão embarcados em ônibus contratados pela Fraport, que farão estes deslocamentos necessários para as partidas e chegadas de aeronaves.
A venda de passagens dependerá da oferta das companhias aéreas. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que ainda aguarda a informação oficial para que as empresas possam já começar a estipular a comercialização dos bilhetes.
Há 11 dias, a capital gaúcha não recebe voos comerciais. O aeroporto de Porto Alegre permanece com elevação de mais de 1m70cm de água na região.
A Fraport vai renovar a suspensão dos voos do Salgado Filho. A intenção foi combinada com a Agência da Aviação Civil (Anac).
Para que a medida seja efetivada, um comunicado, chamado de Notam, será publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. O documento irá ampliar em mais 90 dias o prazo de inatividade do terminal de Porto Alegre.